Caso seu certificado não esteja disponível encaminhar email (os certificados estão em andamento e serão atualizados)
Este ano o VSIMPPGQB contará apenas com programação em PDF! Faça o download da sua!
A apresentação deve ser realizada em 10 minutos.
As dimensões máximas permitidas para a apresentação do pôster são: 90 x 120 cm.
07 a 11 de outubro 2019
Instituto de Química e Biotecnologia
Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia
Universidade Federal de Alagoas
Comissão organizadora:
Profª. Drª. Isis Martins Figueiredo – IQB/UFAL
Prof. Dr. André G. Ribeiro Mendonça – IQB/UFAL
Profª. Drª. Janaína Heberle Bortoluzzi – IQB/UFAL
Prof. Dr. Josué Carinhanha Caldas Santos – IQB/UFAL
Profª. Drª. Ana Catarina Rezende Leite – IQB/UFAL
Profª. Drª. Aracelis Jose Pamphile Adrian – IQB/UFAL
Profª. Drª. Jadriane de Almeida Xavier – IQB/UFAL
Prof. Dr. Mário Roberto Meneghetti – IQB/UFAL
Profª. Drª. Marilia Oliveira Fonseca Goulart – IQB/UFAL
Msc. Cristian José Giertyas (Aluno de doutorado)
Msc. Geovânia Cordeiro de Assis (Aluna de doutorado)
Msc. Rayssa Brasileiro Motta (Aluna de doutorado)
Msc. Walker de Lima Cordeiro (Aluno de doutorado)
AUG 1
SAN FRANCISCO
Convidados
01
Erick Leite Bastos
Universidade de São Paulo -USP
Professor Associado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Possui formação em química, com ênfase em físico-química orgânica e fotoquímica. Sua pesquisa aborda aspectos químicos e bioquímicos dos pigmentos naturais, em especial a invenção de derivados para aplicação tecnológica. Os termos mais frequentes nos projetos do seu grupo de pesquisa são: pigmentos naturais, semissíntese, antioxidantes, fotociência, relações estrutura-propriedade, sondas e marcadores e biologia celular.
Ana Carolina de Mattos Zeri
Laboratório Nacional de Luz Síncrotron -LNLS
Graduada em Física Básica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (1994), com mestrado em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (1997), mestrado em Química e Bioquímica - University of Pennsylvania (2000), doutorado em Química - University of California, San Diego (2003) e pós-doutorado em Biofísica na University of California, Berkeley (2003-2006). Atualmente é pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/ Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. Atuando no planejamento e construção de futuras linhas de luz e estações experimentais para o novo acelerador de elétrons em construção no CNPEM, Sirius. Orienta trabalhos em biologia estrutural e metabolômica utilizando Cristalografia de raios-X e RMN, além de oferecer treinamento para usuários destas técnicas e cursos de difusão na área de biologia estrutural.
02
Mauro Korn
03
Universidade do Estado da Bahia- UNEB
Mauro Korn possui doutorado em Química pela Universidade de São Paulo, atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, onde atuou nas coordenações do Programa de Pós-graduação em Química Aplicada (PGQA) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foi secretário da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Química e foi membro da Câmara de Ciências Exatas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atua na área de Química, com ênfase em instrumentação analítica, sonoquímica, preparo de amostras e métodos ópticos de análise. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: ultrassom, análises por injeção em fluxo, sonoquímica, espectrofotometria, alimentos, espectrofotometria em fase sólida, extração e radicais livres.
Aldo J. Gorgatti Zarbin
Universidade Federal do Paraná- UFPR
Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doc no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998). Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (2002-2004 e 2011-2012), Diretor da Divisão de Química de Materiais (2008-2010), Secretário Geral (2012-2014), Presidente Sucessor (2014-2016) e Presidente (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química, onde atualmente é membro do Conselho Consultivo (2018-2020). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, vidros porosos, polímeros condutores e óxidos de metais de transição) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores.
04
Iêda M. Garcia dos Santos
05
Universidade Federal da Paraíba- UFPB
Possui doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, e pós doutorado na University of Aberdeen - Escócia/Reino Unido. Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba, onde atua desde 2002, além de pesquisadora 1C do CNPq. Tem experiência no desenvolvimento de materiais cerâmicos, atuando na síntese química de óxidos pelos métodos Pechini-modificado e hidro/solvotermal assistido por micro-ondas. Estuda a aplicação desses materiais na área ambiental, como catálise heterogênea para síntese de biodiesel, catálise para redução de NO e fotocatálise para degradação de corantes têxteis. Também atua no estudo do biodiesel, mais especificamente na avaliação e prevenção da oxidação do biodiesel durante armazenamento.
Severino Alves Junior
Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou estágios de Pós-doutoramento na Cis Bio International Division In Vitro Technologies, CIS BIO, França (1999) e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, UP, Portugal (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Luminescência de complexos com íons lantanídeos; Incandescência; Concentradores solares; síntese de supra moléculas; marcadores fotônicos para o diagnóstico auxiliar de câncer de mama e próstata; Carreadores de fármacos, síntese de redes de coordenação (Metal Organic Frameworks) e Covalente Organic Framewoks (COFs), marcadores de resíduo de tiro e uso de MOFs na sorção de fármacos, pesticidas e corantes como também na síntese de hidrogéis, bioinspirados, voltados para a teranóstica do câncer.
06
Josué Carinhanha Caldas Santos
07
Universidade Federal de Alagoas- UFAL
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Química Orgânica (2004) e doutorado em Química Analítica (2008) pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é tesoureiro da divisão de Química Analítica da SBQ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação de (macro)moléculas (proteínas, DNA e substâncias húmicas) com íons metálicos, fármacos e moléculas biologicamente ativas de diferentes classes, fluorescência atômica e molecular, síntese e emprego de reagentes orgânicos, análise por injeção em fluxo (FIA) e sequencial (SIA).
Eduardo Ariel Ponzio
Universidade Federal Fluminense- UFF
Possui graduação em Química pela Universidad Nacional de Rio Cuarto (2001; Argentina) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós Doutorado pela UFES (2016). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica/Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese e caracterização de nanoestruturas e nanocompósitos, visando aplicação em duas áreas: super capacitores de alto desempenho e materiais eletrocrômicos e aditivos para tintas anticorrosivas; Desenvolvimento de sensores eletroquímicos; Corrosão: avaliação de inibidores, estudo do sinergismo entre inibidores de incrustação, de corrosão, de hidratos de gás, de H2S e desemulsificante na indústria petrolífera, estudos de corrosão generalizada, localizada e sensitização em diferentes aços, desenvolvimento de metodologias de ensaios.
08
Daniela Ribeiro
09
REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) das Universidades do Porto e NOVA Lisboa- Portugal
Daniela Ribeiro é atualmente pesquisadora da REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) das Universidades do Porto e NOVA Lisboa. Seu trabalho está sendo desenvolvido no Laboratório de Química Aplicada, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Daniela Ribeiro é doutora em Química Farmacêutica e Medicinal pela Faculdade de Medicina Farmácia da Universidade do Porto, com o seguinte tema de tese: "Flavonóides com potencial anti-inflamatório: estudos de estrutura/atividade in vitro de seus efeitos em sistemas de sinalização pró-inflamatória ". Iniciou seu trabalho científico no terceiro ano de seu curso de graduação, na área de propriedades antioxidantes compostos bioativos. Desde então, seu trabalho de pesquisa tem se concentrado na inflamação e nos antioxidantes em campos, com estudos in vitro celulares e não celulares de extratos naturais de plantas e compostos de síntese, nomeadamente carotenóides e polifenóis, como flavonóides, chalconas e estirilacromonas.
Marisa Freitas
Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto- Portugal
Marisa Freitas concluiu seu doutorado em Ciências Farmacêuticas em 2010, na Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto. Em 2012, foi premiada com uma bolsa pós-doutorado da FCT para trabalhar com a atividade anti-inflamatória dos flavonoides. A partir de julho de 2016 e março de 2019 foi pesquisadora assistente contratada do projeto “Novas Tecnologias para Três Desafios Sanitários das Sociedades Modernas: Diabetes, Abuso de Drogas e Doenças Renais ”(NORTE-01-0145-FEDER-000024). Em abril de 2019, foi contratada como pesquisadora assistente no projeto "Uso de flavonoides na profilaxia dos efeitos pró-inflamatórios intestinais de nanopartículas de prata (PTDC / NAN-MAT / 29248/2017). Também colaborou em diversas supervisões nacionais e internacionais (23) do Brasil, Uruguai, República Tcheca e Espanha. Atualmente, é pesquisadora de 6 projetos financiados e é investigadora principal de um deles.
10
Programação
Dia 07/10/2019
14:00 às 17:00 h - Entrega de material e credenciamento (Hall do IQB)
Dia 08/10/2019
8:00 às 11:00 h – Entrega de material e credenciamento (Hall do IQB)
Minicursos 8:30 às 13:00 h
Minicurso 1: Prof. Dr. Erick Leite Bastos (USP) – Tema: "Relações estrutura-fluorescência"
Minicurso 2: Dr. Ana Carolina de Mattos Zeri (LNLS) – Tema: "Introdução a técnicas experimentais aplicadas à Química e Bioquímica no CNPEM"
Minicurso 3: Prof. Dr. Mauro Korn (UNEB) – Tema: "A estatística e a experiência no controle de qualidade de dados laboratoriais"
13:00 às 14:30 h – Almoço
14:30 às 18:00 h – Cerimônia de Abertura
14:30 às 15:00 h – Mesa de Abertura
Reitora da UFAL – Profa. Dra. Maria Valéria Costa Correia
Presidente da FAPEAL – Prof. Dr. Fábio Guedes
Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa – Prof. Dr. Alejandro Cesar Frery
Diretora do IQB – Profa. Dra. Francine Santos de Paula
Coordenador do PPGQB - Prof. Dr. Mário Roberto Meneghetti
Coordenadora do Evento – Profa. Dra. Isis Figueiredo
Representante discente do PPGQB – Msc. Walker de Lima Cordeiro
15:00 às 15:30 h – Prêmio Roberto Alves de Lima - Homenageada: Profa. Dra. Simoni M. Plentz Meneghetti (IQB/UFAL)
15:30 às 16:30 h – Palestra de Abertura:
Prof. Dr. Aldo José Gorgatti Zarbin (IQ-UFPR) – Tema: "Materiais multifuncionais para um mundo mais sustentável: fazer, conhecer e usar".
16:40 às 18:00 h - Coquetel de Abertura
Meet & Greet
Dia 09/10/2019
9:00 às 9:45 h – Sessão Coordenada 1
Coordenador: Prof. Dr. Josué Carinhanha (IQB-UFAL)
9:00 – 9:15 h – Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:15 - 9:30 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:30 - 9:45 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:50 às 10:40 h – Palestra 1: Prof. Dr. Erick Leite Bastos (USP) – Título: Química iluminada por flores.
10:40 – 11:10 h - Coffee Break
11:10 às 12:00 h – Palestra 2: Prof. Dr. Mauro Korn (UNEB)- Título: Ultrassons e micro-ondas em algumas novas perspectivas
12:00 às 14:00 h – Almoço
14:00 às 17:00 h – Mesa Redonda - Profa. Dra. Simoni M. Plentz Meneghetti (Mediadora)
Tema: "Busca por excelência e apoio, maior visibilidade de nossa ciência para a sociedade"
UFPR – Prof. Dr. Aldo José Gorgatti Zarbin – ex-presidente da SBQ e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR
UFPB - Profa. Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB) – ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB
UFF – Prof. Dr. Eduardo Ariel Ponzio – ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFF
17:00 – 17:30 h - Coffee Break
Dia 10/10/2019
9:00 às 09:45 h – Sessão Coordenada 2
Coordenadora: Profa. Dra. Janaína H. Bortoluzzi (IQB-UFAL)
9:00 – 9:15 h – Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:15 - 9:30 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:30 - 9:45 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:50 às 10:40 h – Palestra 3: Dra. Ana Carolina de Mattos Zeri (CNPEM) - Título: "Pra que serve um acelerador de elétrons"
10:40 – 11:00 h - Coffee Break
11:00 às 11:35 h – Palestra 4: Profa. Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB)- SrSnO3 aplicado como fotocatalisador para descoloração de corantes têxteis
11:35 às 12:10 h – Palestra 5: Prof. Dr. Severino Alves Jr (UFPE)- Título: Ln-MOFs: da síntese e impressos luminescentes ao estudo da liberação controlada de fármacos e obtenção de híbridos bio-inspirados
12:00 às 14:00 h – Almoço
14:00 às 14:30 h – Sessão Coordenada 3
Coordenadora: Profa. Dra. Aracelis Pamphile Adrian (IQB-UFAL)
14:00 – 14:15 h – Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
14:15 - 14:30 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
14:30 – 15:05 h - Palestra 6: Dra. Daniela Almeida Ribeiro (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) – Título: A descoberta de polifenóis com atividade anti-inflamatória
15:05 às 15:40 h – Palestra 7: Prof. Dr. Eduardo Ariel Ponzio (UFF) – Título: Inibidores de corrosão: moléculas sintéticas ou extratos naturais?
15:40 às 16:00h – Coffee Break
16:00 às 18:00 h – Sessão de Painéis 1
Sessions Stage
Lunch
Dia 11/10/2019
Coordenadora: Profa. Dra. Jadriane de Almeida Xavier (IQB/UFAL)
9:00 às 09:30 h – Sessão Coordenada 4
9:00 – 9:15 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:15 – 9:30 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:30 – 9:45 h - Apresentação oral de aluno de mestrado ou doutorado
9:50 – 10:30 h – Palestra 8: Prof. Dr. Josué Carinhanha Caldas Santos (UFAL) – Título: A luz dá resposta para problemas multidisciplinares
10:30 às 10:50 h – Coffee Break
10:30 às 12:30 h- Sessão Painéis 2
12:30 às 14:30 h – Almoço
Coordenadora: Coordenadora: Profa. Dra. Marília Oliveira Fonseca Goulart (IQB/UFAL)
14:30 às 15:30 h – Palestra de encerramento: Dra. Marisa Carvalho de Freitas (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) – Título: Sangue total e neutrófilos humanos: modelos in vitro para detecção de stress oxidativos
15:30 às 16:30 h – Premiação
Networking
Inscrições
Sócios da SBQ (Sociedade Brasileira de Química) mediante, apresentação do comprovante, têm desconto no V SIMPPGQB, de acordo com a Tabela:
Inscrições encerradas!!
Até 10/08/2019
O pagamento deve ser realizado através de transferência bancária para a conta:
Isis Martins Figueiredo - CPF: 005453029-60
Banco do Brasil Agência: 3057-0 Conta corrente: 28696-6
O comprovante de pagamento dever ser anexado no formulário de inscrição!
Graduação
Pós-graduação
Pós-doutorado
Professores
Minicurso
Até 18/08/2019
O pagamento deve ser realizado através de transferência bancária para a conta:
Isis Martins Figueiredo - CPF: 005453029-60
Banco do Brasil Agência: 3057-0 Conta corrente: 28696-6
O comprovante de pagamento dever ser anexado no formulário de inscrição!
Graduação
Pós-graduação
Pós-doutorado
Professores
Inscrição para Minicurso
R$15,00
Resumos
Cada inscrição dá direito a submissão de um único trabalho que deverá ser redigido em português. Neste ano, para fomentar mais o uso da língua inglesa, todos os trabalhos terão highlights em inglês. O título em inglês é fortemente recomendado. Além disso, pelo menos os slides dos trabalhos selecionados para as apresentações orais, cujos autores aceitarem o convite, deverão estar em inglês.
O trabalho deve ser enviado até o dia 18 de agosto 2019.
Os resumos devem ser submetidos preenchendo o "Modelo para Resumo" para submissão e encaminhados via link abaixo:
Dúvidas encaminhar e-mail para:
simposioppgqbresumo@gmail.com
Os tipos, tamanhos das letras e seções já estão previamente definidos de modo que, basta preencher os respectivos campos, digitando: título, autores, instituição, palavras chave e texto, exatamente como indicado.
O arquivo deve ser salvo com a seguinte nomenclatura: Sobrenome_Nome_área: exemplo Barbosa_Cintya_INO
O autor pode usar no modelo, de acordo com sua conveniência, o espaço para introdução, resultados e discussão, agradecimentos, referências etc., podendo incluir tabelas, gráficos e estruturas, desde que seja respeitado o limite de uma única página.
Avaliação dos Resumos
Os resumos são analisados pelo consagrado método de avaliação por pares. O pesquisador responsável envia, via sistema, o resumo para pelo menos dois pesquisadores, que avaliam se o trabalho pode ser aceito, podendo recomendá-lo para apresentação oral na Sessão Coordenada. De posse do resultado, o pesquisador responsável pela Seção Científica informa os resultados aos participantes do V SIMPPGQB. O resultado da avaliação dos resumos submetidos será divulgado via site do evento logo após o término da avaliação até 10 de agosto de 2019.
Resumos fora do padrão estabelecido não serão considerados.
O resumo deve ser submetido para uma das seguintes Seções Científicas.
-
Ensino de Ciências - EC
-
Físico-Química - FIS
-
Química Analítica - ANA
-
Química Inorgânica - INO
-
Química Orgânica - ORG
-
Bioquímica – BIQ
-
Empreendedorismo – EMP
PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE DISCENTE PPGQB
Prezado(a) participante do V SIMPPGQB,
Essa é a segunda edição do prêmio de produtividade discente do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia que será concedido durante a realização do V Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia. A comissão organizadora entende que precisamos reconhecer os nossos avanços e conquistas, assim, irá agraciar os discentes e docentes do PPGQB que publicaram em periódicos com elevador fator de impacto e classificação no extrato A do Qualis CAPES.
O formulário disponibilizado deve ser preenchido e assinado pelo aluno e orientador do trabalho vinculado ao PPGQB (mesmo que o trabalho tenha sido realizado em colaboração). A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios:
(1) Artigos publicados ou aceitos em periódicos Qualis A (área de avaliação: Química) no período 2018-2017. A consulta do periódico pode ser realizada no site:
No caso do periódico ainda não constar na plataforma Sucupira (Qualis) para área de Química, deve ser considerado o fator de impacto, como igual ou superior a 3,20 (limite para A2, na atual classificação);
(2) Artigos publicados em periódicos que sofreram correção do fator de impacto entre 2017-2019, sendo estes superiores a 3,20 serão considerados dentro da classificação do Qualis A;
(3) O trabalho submetido deve ter sido desenvolvido ou ter a participação de discentes e docentes vinculados ao PPGQB no período da publicação. No caso de discentes egressos, o vínculo será considerado até 03 (três) anos após a defesa.
(4) O período vigente dos trabalhos publicados será considerado de 01/01/2018 a 27/09/2019.
(5) As inscrições serão válidas apenas para os discentes e docentes inscritos no V Simpósio Nordestino de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia.
Comissão Organizadora
Encaminhar o formulário devidamente preenchido e assinado para o email:
PRÊMIO MELHOR TESE e DISSERTAÇÃO DO PPGQB
Com grande satisfação a Comissão Organizadora do V SIMPPGQB torna público a terceira edição do PRÊMIO MELHOR TESE e DISSERTAÇÃO DO PPGQB.
As condições para concorrer ao prêmio estão descritas a seguir:
As teses e dissertações que podem concorrer ao Prêmio devem, necessária e obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
I - serem teses e dissertações defendidas junto ao PPGQB a partir de 2017;
II - estarem disponíveis na Plataforma Sucupira da CAPES;
III - não devem ter pendências junto à Secretaria do PPGQB;
IV - apenas os candidatos e respectivos orientadores / coorientadores inscritos no evento poderão se candidatar ao prêmio;
Os critérios de premiação deverão considerar:
I - a originalidade do trabalho;
II - sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e de inovação;
III – tempo de defesa;
Caso nenhuma tese ou dissertação cumpra os critérios de premiação, pode-se decidir pela não atribuição do Prêmio.
O prêmio consiste em:
I – certificado de premiação a ser outorgado ao orientador e coorientador;
II - prêmio ao autor no valor de uma diária para participação em congresso, no valor de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais);
III - será escolhido um trabalho na categoria melhor dissertação e um trabalho na categoria melhor tese.
Os documentos em PDF necessários para a inscrição são:
I – Tese/dissertação;
II – carta do orientador (máximo 1 página) indicando por que o aluno/trabalho merece concorrer ao prêmio;
III – Resumo de no máximo 2 páginas da tese/dissertação;
IV – Declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição da tese/dissertação para o prêmio;
V – Autobiografia do autor (currículo resumido), retratando a trajetória que o levou à pesquisa e à tese/dissertação que está sendo proposta para o prêmio (até 5 mil caracteres com espaço);
VI – Exemplares de artigos e/ou livros publicados, ou ainda outros produtos e produções relevantes decorrentes da tese/dissertação.
As inscrições deverão ser realizadas via e-mail: premiosimppgqb@gmail.com
Cada orientador poderá indicar até 02 (dois) trabalhos em cada categoria (mestrado e doutorado).
Não serão aceitas inscrições feitas pelo correio ou presencial.
Os documentos exigidos na inscrição deverão ser enviados em formato PDF pelo email, sendo que os documentos do inciso VI deste artigo deverão ser enviados em um único arquivo compactado.
A falta de qualquer um dos documentos listados nos incisos I a V deste artigo no ato da inscrição implica a desclassificação da tese/dissertação.
Será formada uma comissão de premiação, que será composta por membros externos ao PPGQB/UFAL, a depender do número de inscritos.
É vedada a participação de orientadores ou coorientadores de tese/dissertação concorrentes na comissão de premiação.
A comissão de premiação observará os seguintes procedimentos:
I - a comissão poderá decidir pela não atribuição do prêmio em determinada área, caso nenhuma tese/dissertação atinja um patamar que justifique a concessão de premiação;
II - a comissão de premiação poderá atribuir até duas menções honrosas, a serem concedidas em forma de certificados aos autores, orientadores e coorientadores.
O certame obedecerá ao seguinte cronograma:
Não cabe recurso das decisões tomadas pelas comissões de julgamento em nenhuma das fases da premiação;
O não cumprimento de qualquer instrução deste Edital implica em desclassificação da tese ou dissertação;
Os casos omissos deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora do evento e serão analisados pela Comissão Executiva dos Prêmios.
Cordialmente,
Comissão Organizadora V SIMPPGQB
Realização
Apoiadores
Universidade Federal de Alagoas
Campus A.C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n
Tabuleiro do Martins
CEP:57072-900
Maceió - AL